quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RECEPÇÃO/FESTA

Com o casamento religioso todo já planejado, vamos planejar a recepção/festa para quem vai fazer uma. Seguindo o mesmo esquema, façamos em forma de check list para não esquecermos nenhum detalhe.
1- NÚMERO DE CONVIDADOS: Nesta altura, eu espero que o buffet já tenha sido escolhido, pois é um item muito importante e faz parte do nosso primeiro check list, lembra? Aqui precisamos definir o número de convidados que você espera para sua recepção. Não conte com a confirmação de presença, pois muitas pessoas não o fazem. É bom você se basear no número de pessoas para quem você mandará convites. Lembre-se de contar todos que moram na casa para onde vai o convite, assim você não é pega de surpresa.
2- ALUGUEL DO ESPAÇO PARA A RECEPÇÃO(SALÃO, SÍTIO,ETC): Se o seu buffet já possui o espaço para a recepção, ótimo. Mas se não, é você quem tem que correr atrás do espaço onde vai ser a sua recepção. ás vezes você também quer sua recepção em algum lugar diferente, então está na hora de correr atrás disso. Não esqueça de olhar se o lugar possui acomodações suficientes para uma festa do porte que vai ser a sua. Se existem banheiros suficientes, se existe uma cozinha adequada para o buffet trabalhar, quantidade de mesas e cadeiras, se o espaço comporta o números de convidados, se há estacionamento no local ou perto dele. São detalhes importantes que vão garantir o sucesso da sua festa.
3- TIPO DE SERVIÇO DO BUFFET: Aqui você vai escolher que tipo de serviço você quer na sua festa. vou explicar melhor: Existem dois tipos de casamentos: O FORMAL E O INFORMAL. O casamento formal é mais glamuroso, á noite, nunca ao ar livre, bem sofisticado, tradicional,segue uma determinada solenidade. O casamento informal pode ser durante o dia,ao ar livre, não sendo tão solene e tão rígido com as tradições.
 No casamento formal, os tipos de serviços que existem são:
- á francesa : É o mais requintado, que segue a risca as boas regras de etiqueta. Aqui nada pode dar errado, para se ter uma idéia, os garçons não podem nem encostar nos convidados. Ele leva a comida até os convidados e os mesmos se servem.
- á inglesa : Também é um serviço bem requintado, segue regras de etiqueta, mas a diferença é que o garçom serve o convidado.
- empratado : Segue a mesma regra do serviço á francesa, mas aqui os pratos já vem prontos individualmente da cozinha.
No casamento informal, os tipos de serviços que existem são:
- serviço á americana: Aqui, os convidados ficam mais á vontade para se servirem. Os pratos e talheres ficam empilhados de um lado da mesa, e as pessoas vão se servindo. Claro que tudo isso sem perder o requinte e bom gosto. Você pode colocar arranjos de flores na mesa para tornar mais agradável ainda este momento.
Como meu casamento foi num estilo bem informal, o tipo de serviço que usei foi á americana. Ficou bem descontraído e perfeito. Então fica a dica pra vocês. Agora é só ver qual combina mais com sua recepção.
4- ESCOLHA DO MENU DA RECEPÇÃO: É bom saber o que você pretende servir para seus convidados na recepção para poder negociar com o buffet, é bom saber se o buffet faz o que você pretende. Pedir para que você possa degustar o que vai ser servido na sua festa também é um item importante. Antes de agradar aos convidados, tem que agradar aos noivos.
5- ESCOLHA DO BOLO E DOCES: Não esqueçam de definir logo os doces e o bolo do seu casamento. São itens concorridíssimos e precisam ser reservados com antecedência.No meu casamento, como a festa foi num sítio e tudo foi feito baseado na culinária Mineira, não podia faltar os doces mineiros. Montei uma mesa bem linda de doces mineiros, que combinaram muito bem com o Menu da festa. Foi um sucesso. E o bolo, como foi um dia de muito calor, eu servi um bolo gelado maravilhoso de sonho de valsa. Arrasou.
6- BEBIDAS: Importante saber com o buffet quais bebidas oferecem, a quantidade que oferecem, para que você possa providenciar o que eles não cobrem, por exemplo vinhos, champagne, e alguma outra bebida que você queira servir. Hoje é muito comum os noivos contratarem serviços de barman  para servirem coquitéis e drinks bem legais para os convidados.
7- TIPOS DE MESAS E CADEIRAS: Definir com o buffet o tipo de mesas e cadeiras que vocês vão querer. Por exemplo, tem noivos que preferem cadeiras e mesas de ferro. Acho que tudo tem que combinar com o tipo de recepção que você vai oferecer.
8- DECORAÇÃO; Espero que você já tenha definido lá trás quem fará sua decoração. Aqui só fica para definir o tipo de decoração, o tipo de flores, a quantidade de arranjos, os tipos de arranjos que serão usados na festa.Como meu casamento foi de manhã, eu optei por uma decoração bem mais simples, porém bem agradável. Nas mesas eu optei por arranjos altos e baixos. A flor que predominou foi o Girassol. Algumas fotinhas da minha decoração.
Aqui mostra bem o serviço á americana
Aqui mostra um pouco dos arranjos altos
A mesa do bolo
Aqui um pouco dos arranjos baixos




Nenhum comentário:

Postar um comentário